Se você está pensando em adquirir uma barraca de teto para se preparar para viagens longas, esse post é para você. Afinal, é um investimento dispendioso, e não dá para comprar às cegas. Estamos viajando há seis meses com uma, rodamos o Brasil, praias e estamos na Patagônia - Argentina, enfrentado ventos de 50 km por hora, com ela. Depois desse longo tempo com uma barraca de teto, podemos contar os prós e contras, que ninguém mostra nas redes.
As marcas e tipos disponíveis no mercado
Existem dois tipos de barraca de teto, as convencionais, dobráveis, que se parecem com uma barraca de chão e as rígidas, sem dobra, com caixa de fibra que abrem no comprimento do teto.
As barracas rígidas, desde que tenham as abas laterais, são uma ótima opção, pela praticidade de montar e desmontar. As abas laterais são necessárias para ventilação em caso de chuva. Nos modelos existentes, ela é opcional, por isso, atenção. Também são mais caras.
Há várias marcas no mercado, como aa Blue Camping, Sumatra, Camping World, Tendaro e Barth Camping. E mais uma infinidade de marcas chinesas e importadas, que não estão disponíveis no Brasil, e claro, as artesanais.
Mas, qual a melhor marca? Não temos essa resposta, a melhor é a que você escolher. Nós escolhemos a nossa, baseada em alguns critérios: (1) Que as medidas se adaptassem perfeitamente no teto do carro (uma Nissan XTerra), e, ao mesmo tempo, fosse espaçosa. (2) Que tivesse um preço mais acessível; (3) que conseguissem tirar todas as nossas dúvidas, com um atendimento mais personalizado. Falamos com todos os fabricantes e escolhemos uma barraca de teto da Barth Camping.

Os prós da Barraca de Teto
- Praticidade: em comparação com as barracas de chão, é muito mais fácil montar e desmontar. Sendo as rígidas, mais práticas que as dobráveis.
- Resistente: São muito resistentes a chuvas, calor, frio e vento. Passamos por chuvas fortes e foi tranquilo. Passamos por temperaturas altas (45 graus diários) e foi tranquilo. Os ventos brasileiros, também são tranquilos.
- Limpeza: Por estarem longe do chão, entram menos areia, poeira e insetos. A tela mosqueteira funciona muito bem.
- Organização: O colchão na barraca, junto com os cobertores e travesseiros significa menos itens no interior do carro.
- Conforto: São espaçosas, ventiladas, inclusive em dias de 45 graus. Nosso colchão é densidade 33, confortável e macio. E optamos por travesseiros de visco elástico, que diminuem o volume, na hora de fechar.
- Iluminação: A barraca vem com (ou pode ter) um sistema de iluminação 12v, para ser ligado no carro, e um controle para ligar e desligar.
- Porta-sapatos: Importante, para manter a barraca limpa e fácil de se calçar para sair.
- Anexo: As barracas dobráveis convencionais, criam uma área coberta, e se você colocar o anexo, fica com espaço protegido para trocar de roupa ou usar o porta-potti.
Nossa barraca não possuía anexo, mas a viagem nos mostrou, a importância de um. Nós pedimos e a @Barth fez :)
- Estabilidade do carro: Não verificamos diferença na estabilidade do carro na estrada, com ela fechada, nem no consumo de combustível.
Os contras da Barraca de Teto
- Exposição: Sim, a barraca de teto nos deixa expostos quando aberta. Principalmente em parques públicos, nas cidades. Não dá para parar em qualquer lugar, montar e dormir.
- Ventania: Como mencionado, os ventos da Patagônia não são fáceis. Não é possível dormir sem algum tipo de proteção do vento. Os ventos de 50 km/h nos deixam vulneráveis, a barraca balança demais, embora tenha resistido sem nenhum dano, a sensação de quem está dentro é que você será levado.
- Varetas: elas se quebram após um tempo de uso e muita exposição ao sol. A Barth Camping identificou o problema da tinta das varetas que deixam elas menos resistentes e mais rígidas e resolveu utilizando varetas sem pintura. As nossas sem pintura estão inteiras até hoje.
- Sujeira externa: Rodando por muitas estradas de chão é inevitável que a capa que cobre a barraca fique com muita poeira e quando vamos retirar a capa, acabamos nos sujando =(
Vale ou não a pena investir em uma barraca de teto em viagens longas?
Tudo vai depender do seu modelo de viagem. Com a barraca de teto, nós viajamos leves, tudo que precisamos está no carro, e como optamos por um 4x4, vamos para qualquer lugar, enfrentamos as piores estradas e está tudo bem, ela continua firme.
A única coisa, que realmente faríamos, se pudéssemos, seria adaptar um modo de dormir no interior carro, em casos específicos. A barraca de teto, além de tudo nos dá uma vista maravilhosa!
Dicas:
- Participe do Grupo Barracas de Teto no Facebook: você pode buscar por marcas e problemas comuns: https://www.facebook.com/groups/430596114049436
- Tire suas dúvidas com o pessoal da Barth Camping, fale sobre as suas necessidades de viagem, eles são ótimos para encontrar soluções: Contato: (47) 9 9628-3885 | @barthcamping
Gostou do artigo? Alguma dúvida? Só falar com a gente pelo Instagram. Teremos o maior prazer em te atender. Aproveita e segue a gente!