Documentação para viagem de carro ao Peru 2022

A documentação para quem ingressa de carro no Peru e são cidadãos do Mercosul, tanto pelas fronteiras do Brasil, Bolívia ou Chile, são as mesmas. Nós ingressamos pela Fronteira de Kasani, em Copacabana, na Bolívia. Foi super tranquilo, os oficiais de fronteira foram educados e responderam todas as nossas dúvidas.


Documentos pessoais para ingresso no Peru

  • Passaporte ou RG Válido
As exigência de comprovante de vacinação, teste de PCR e o atestado de saúde do viajante foram suspensas em outubro de 2022. Na dúvida, sempre acesse os site oficiais: http://www.consulado.pe/es/Brasilia/Paginas/Inicio.aspx

Documentos para ingresso de veículos no Peru

Acordo entre o Brasil e Peru (Acordo entre a República Federativa do Brasil e a República do Peru para Facilitação do Trânsito de Veículos de Uso Particular).

Nós não conseguimos comprar o SOAT antes de ingressar. Como ingressamos pela Bolívia, informamos na Aduana, que iríamos adquirir na próxima cidade. O oficial indicou no Certificado de Ingresso Temporal, uma nota dizendo teríamos passe até Puno, para comprar o SOAT, pois em Kasani/Yunguyo, eles não fazem para estrangeiros.

Como adquirir o SOAT Peruano

SOAT Peruano - Seguro Obrigatório Veicular

Se você não conseguir comprar nas fronteiras, antes de ingressar, como foi o nosso caso, se informe com os oficiais fronteiriços onde você poderá adquirir. Não circule sem o seguro, pois a multa é de $2.000 soles.

Nós tentamos adquirir online, mas para veículos brasileiros é impossível, por conta do sistema de placas. Conseguimos adquirir em Puno. Eles o chamam de SOAT Fronterizo, por ser uma apólice manual, eles podem fazer por um período menor que 1 ano. 
Nós fizemos o nosso na corretora Bien Seguros, no centro de Puno, com o valor de $26 soles para 30 dias, da Seguradora La Positiva. Como chegar na Bien Seguros: https://goo.gl/maps/XG6eAZuoV8kQf47q6 Coordenadas (-15.8437925, -70.0243124) | Contato: 991 153 290
Nossa experiência: Fomos parados pela Polícia antes de chegar a Puno, e pediram o seguro, explicamos e mostramos a nota do oficial de fronteira, eles nos deixaram passar. Depois fomos parados novamente, antes de ingressar a Arequipa e pediram apenas o Certificado de Ingresso Temporal

Documentos para ingresso de animais de estimação no Perú

Documentação para ingresso de cachorro no Peru
  • CVI para o Perú. Deve ser feito no país em que você está. Nós ingressamos pela Bolívia e fizemos o certificado no Senasag de Oruro, o custo do trâmite foi de $277 Bolivianos em março de 2022.
  • Vacinas obrigatórias (com no mínimo 60 dias): Raiva, Distemper, Hepatitis canina, Leptosirosis, Parvovirosis e Parainfluenza. Deve constar: data da imunização, tipo e marca do produto utilizado.
  • Certificado de tratamento antiparasitário interno e externo, com no máximo 30 dias da data de entrada. Na fronteira, o oficial nos disse que os antiparasitários deveriam também constar na caderneta de vacinação, no verso. Mas nos deixou passar.
  • Atestado de boa saúde por Médico Veterinário credenciado no país que irá emitir o CVI.

Gostou do artigo? Alguma dúvida? Só falar com a gente pelo Instagram. Teremos o maior prazer em te atender. Aproveita e segue a gente!